Pancrácio (em grego: Παγκράτιον, transl. Pankration) foi um antigo desporto de combate sem arma, que segundo a mitologia grega teve início com os heróis Hércules e Teseu. Teve a sua primeira aparição em Jogos Olímpicos no ano de 648 a.C. Uma mistura de boxe e luta livre (wrestling), sendo considerado um antepassado das artes marciais mistas (mixed martial arts – MMA), com golpes e técnicas de lutas que incluem socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, estrangulamentos, agarramentos, imobilizações e travamento das articulações.
A palavra é de origem grega e signfica: pan ("todos") + kratos ("força"). Foi usado pelos espartanos como método de treinamento, com o único propósito de lutar e matar no campo de batalha. Por essa razão, os espartanos não foram autorizados a participar em qualquer competição que incluía outros gregos.
As lutas eram vencidas por finalização ou se o oponente ficasse incapacitado de alguma forma de continuar a luta. Não existia divisão de peso ou limite de tempo no round, na época existiam poucas regras, como não poder morder e por o dedo no olho.
OPankration é hoje dirigido a nível mundial pela WORLD PANGRATION ATHLIMA FEDERATION Com sede em Atenas
ResponderEliminar