quinta-feira, 31 de maio de 2012






Existem pessoas que clamaram arrogantemente que são eles que praticam o antigo Pankration grego porque o praticam com aviolência da antiguidade.
A nossa resposta é: Não estamos na época dos Gladiadores e se queremos preservar a tradição do Pankration temos que
o adaptar aos nossos tempos. Um conceito errado geralmente adquirido é de que o Pankration é a modalidade dos gladiadores romanos.
O facto é que os romanos o adaptaram para treinar os gladiadores mas no Pangration Grego, mesmo na antiguidade, os Atletas
respeitavam os seus adversários. Quando um atleta levantava o dedo em sinal de rendição o adversário parava de atacar. Quando esta regra ou
outra não eram compridas, os Árbitros vergastavam o Faltoso com a vara que possuíam. Uma coisa é importante acerca do Pankration, para ser
reconhecido como um praticante de Pankration, tem que se competir e competir bem.







Quando se olha para os registos da história grega, os únicos nomes que constam são os de grandes competidores que foram
campeões no seu desporto. Estes campeões vieram de muitas e diferentes áreas e tinham especialidades ou estilos de luta diferentes. Este facto
pode ser visto nos dias de hoje através dos muitos lutadores de diferentes países a estilos a tentar provar nos campeonatos que são os melhores.
As Actividades Corporais Na Antiguidade Grega







As tecnicas dos Pankration adaptadas no MMA.
MMA
View more PowerPoint from demonrage



Hoje o Pankration Moderno esta presente nos maiores eventos de lutas do Mundo......




                                                         By: Edson Silva N.28211 @ isce2011

Krav Maga - FEKM/FPKM

Federação Europeia de Krav Maga.
Imi começa a delegar alunos para divulgar o Krav Maga além fronteiras. Darren Levine para os Estados Unidos e Richard Douieb para a Europa, para implementar o ensino do Krav Maga.
 Richard Douieb cria em 1997 a Federação Europeia, e tem hoje mais de 10000 filiados e está presente em 10 países: Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Inglaterra, Polónia, Suiça, Finlândia e Dinamarca.



O Krav Maga tem como bases princípios morais e humanos que enfatizam a importância da integridade, humildade e respeito pelo próximo.


FEKM - Sinónimo de Qualidade

Federação Portuguesa de Krav Maga


Richard Douieb em 2004, nomeia Paulo Pereira para desenvolver o Krav Maga em Portugal e um ano mais tarde é criada a Federação Portuguesa de Krav Maga, onde o representante nacional assume a presidência da direcção e as funções de Director Técnico Nacional.
www.kravmagaportugal.com













Krav Maga - Combate próximo - História

História

Imi Lichtenfeld - O Fundador



Imi Lichtenfeld, fundador, criador e pai do Krav Maga.

Nasceu em 1910 passou a sua juventude em Bratislava, capital da Eslováquia, um local onde o desporto e a educação eram valores igualmente respeitados. Estes elementos foram factores fundamentais na educação e formação de Imi.

A sua maior influência, foi seu pai, Samuel, professor de defesa pessoal e polícia. Imi foi treinado pelo seu pai e teve resultados desportivos brilhantes em natação, ginástica, luta e boxe.

Durante os anos '30, Imi aproveitou as suas capacidades de luta para proteger tanto os seus vizinhos Judeus como a si próprio. Com a investida dos Nazis contra os Judeus, foi nesta altura que se começaram a nascer a base do que viria a ser o Krav Maga. Nesta altura, Imi viu-se forçado a deixar o seu lar.

Após alguns anos em viagem Imi chegou a Israel (na altura conhecido como Palestina) e juntou-se à Haganah, organização paramilitar da comunidade judaica que lutou para criar o Estado Israelita, onde ensinou as técnicas base da defesa pessoal aos soldados.


Em 1948 foi formado o Estado Israelita que solicitou o desenvolvimento de um sistema de defesa pessoal da maior eficácia a Imi Lichtenfeld, iniciou-se assim à criação do Krav Maga.

Desenvolveu-se um sistema de defesa pessoal que não funciona apenas na teoria, criou-se um método comprovado nos campos de batalha no corpo-a-corpo.


Imi dedicou-se a adaptar o Krav Maga às necessidades dos militares e após reformar-se as dos cidadãos e ao dia a dia. Rapidamente o ensino do Krav Maga iniciou-se nos civis, tendo sido reconhecido pelo Ministério Nacional da Educação de Israel.

Após vários anos a ensinar Krav Maga, Imi falece em 1998, o Krav Maga ficou órfão do seu fundador, no entanto deixou discípulos para continuarem a divulgar o Krav Maga.


By: Hugo Feliciano

quarta-feira, 30 de maio de 2012


                            Federação internacional de Pankration
                                          http://www.pankration.gr/


 O Pankration moderno..




PANGRATION ATHLIMA Foi em meados dos anos 90 que se reuniram alguns praticantes de artes marciais com o fim de desenvolver um sistema de pancracio moderno, capaz de ser reintroduzido como Modalidade Olímpica. Liderou este processo, o Sr. Laasaron SavvidisAs graduações de Pangration Athlima não utilizam cintos coloridos nem  Dans. Os árbitros vestem um fato vermelho. Quanto aos praticantes, utilizam um fato composto por uma túnica branca e umas calças azuis. As competições realizam-se na palestra, semelhante ao tapete de Luta Greco-Romana. Existe apenas uma organização nos nossos dias que realiza e sanciona eventos de Pankration reconhecidos pelo Governo Grego. Essa organização é a WPAF ( world panGration athlima federation). Com esta organização, os competidores de Pankration terão o respeito e os benefícios que acompanham esse tipo de crescimento e evolução. Enquanto a WPAF é a única grande organização que usa o nome Pankration.
                     pankration

































                                                                 By: Edson Silva N. 28211 @isce2012

 A história.... (continução)



 A história das artes marciais mistas Escultura representando o Pankration. O pankration era um estilo antigo de combate sem arma. Os gregos antigos introduziram esta disciplina nos Jogos Olímpicos em 648 d.C. Algumas exposições públicas de combates ocorreram no fim do século XIX. Representavam estilos diferentes de luta, incluindo jiu-jitsu, luta greco-romana e outras lutas em torneios e desafios na Europa inteira. Depois da Primeira Guerra Mundial, a luta nascia outra vez em duas correntes principais.


gracie jiu jitsu


A primeira corrente era uma competição real; a segunda, começou a depender mais na coreografia e nas exposições grandiosas de público que resultou na luta profissional, com um destaque o lutador Wictor Enrick, um dos lutadores mais fortes da atualidade. As artes marciais misturadas modernas têm suas raízes em dois acontecimentos: os acontecimentos de vale-tudo no Brasil, e o shootwrestling japonês. Nesse tempo eles foram mutuamente ligados, mas foram separados. O vale-tudo começou na terceira década do século XX, quando Carlos Gracie, um dos fundadores da arte marcial brasileira Gracie jiu-jitsu, convidou cada competidor de modalidades de luta diferentes. Isso era chamado de “Desafio do Gracie”. Mais tarde, Hélio Gracie e a família Gracie e principalmente, Rickson Gracie, mantiveram este desafio que passaram a se dar como  lutas de vale-tudo. No Japão, década de 1980, Antonio Inoki organizou uma série de lutas de artes marciais misturadas. Eram as forças que produziram o shootwrestling e eles, mais tarde, causaram a formação de uma das primeiras organizações japonesas de artes marciais misturadas conhecida como shooto.








As artes marciais misturadas obtiveram grande popularidade nos Estados Unidos em 1993, quando Rorion Gracie e outros sócios criaram o primeiro torneio de UFC. Com o sucesso do UFC, os japoneses criaram o Free Style Japan Championship ou Open Free Style Japan em 1994 (eram os dois maiores torneios de MMA do mundo), sendo vencido todas as duas primeiras edições (1995 e 1995) por Rickson Gracie, que era um grande lutador de vale-tudo do Brasil na década de 1970 e 1980 e que agora fazia também lutas em MMA no Open Japan, enriquecendo-se com isso, lutando também nas primeiras edições do PRIDE Fighting Championships. Ao contrário do PRIDE que reinou  entre 1997-2007, O UFC passou a ficar em baixa, perdendo valor e sendo proibido em vários estados dos Estados Unidos.

Em 2001 o ex-empresário de boxe Dana White convenceu os amigos de infância Lorenzo e Frank Fertitta, donos da rede de Cassinos Station, a comprarem o UFC. Os três fundaram uma empresa chamada Zuffa e compraram o UFC por dois milhões de dólares.
Após várias mudanças nas regras conseguiram legalizar o desporto em praticamente todos os estados americanos. Em 2007 O UFC compra o Pride, levando vários atletas do Japão para os EUA e tranformando o UFC na maior organização de MMA do planeta. Hoje o UFC tem um preço estimado de mais de 1 bilhão de dólares e domina mais de 90% do mercado mundial de MMA. (wiki)




RICARDO BOTELHO Nº31411 @ ISCE2012

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pankration ... o começo....












Pancrácio (em grego: Παγκράτιον, transl. Pankration) foi um antigo desporto de combate sem arma, que segundo a mitologia grega teve início com os heróis Hércules e Teseu. Teve a sua primeira aparição em Jogos Olímpicos no ano de 648 a.C. Uma mistura de boxe e luta livre (wrestling), sendo considerado um antepassado das artes marciais mistas (mixed martial arts – MMA), com golpes e técnicas de lutas que incluem socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, estrangulamentos, agarramentos, imobilizações e travamento das articulações.
A palavra é de origem grega e signfica: pan ("todos") + kratos ("força"). Foi usado pelos espartanos como método de treinamento, com o único propósito de lutar e matar no campo de batalha. Por essa razão, os espartanos não foram autorizados a participar em qualquer competição que incluía outros gregos.
As lutas eram vencidas por finalização ou se o oponente ficasse incapacitado de alguma forma de continuar a luta. Não existia divisão de peso ou limite de tempo no round, na época existiam poucas regras, como não poder morder e por o dedo no olho.